4 de agosto de 2012

O engodo dos 17 camelos

Eu adoro matemática, teve uma vez que o condutor do transporte que me leva ao colégio, me contou uma história, que tinha em um que ele tinha que era só de matemática. Era a história do Engodo dos 17 camelos, ele me contou e eu fiquei bastante interessado na história, mas isso foi a 8 anos. Só lembrei hoje, e decidi fazer uma pesquisa e achei a história completa na internet. Segue aí:

Um homem morre e deixa para seus três filhos uma herança de 17 camelos, com a condição de que eles os repartam da seguinte forma:

• Para o filho mais velho a metade dos seus camelos;
• Para o do meio, um terço;
• E uma nona parte para o filho mais novo.

Os três filhos começaram a negociar, mas não conseguiam entrar em acordo. Como dividir os 17 camelos conforme as regras que impunham à herança, sem cortar nenhum animal ao meio? E para que servia um camelo morto e despedaçado?

A discussão começou a ficar séria e a relação se tornou difícil. Desesperados os irmãos recorreram à ajuda de uma sábia anciã. Após pensar durante um tempo, a anciã fez uma proposta.

A anciã não chegou diretamente à solução, mas como podia se concentrar no problema, afastando-se das posições, conseguiu compreendê-lo e oferecer um recurso para que os irmãos pensassem juntos. A anciã ofereceu um camelo de sua propriedade e os incentivou a achar uma solução. Com 18 camelos para repartir, a solução foi a seguinte:

1. O filho mais velho levou a metade: 9 camelos;
2. O filho do meio, um terço: 6 camelos;
3. E o filho mais novo, a nona parte: 2 camelos.
Então, sobrou um camelo, e eles o devolveram à anciã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem essa matéria, mas evitem usar links e escrever palavrões. Obrigado

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...