20 de julho de 2012

Partido Pirata


Bom gente, vi esses dias que muita gente tem dúvida do que é o Partido Pirata, estive no site deles e peguei uma parte deles se descrevendo. Segue:

"O Partido Pirata é um movimento que surgiu no Brasil no final de 2007 a partir da rede Internacional de Partidos Piratas, organização pela defesa ao acesso à informação, o compartilhamento do conhecimento, a transparência na gestão pública e a privacidade – direitos fundamentais que são ameaçados constantemente pelos governos e corporações para controlar e monitorar os cidadãos.

Acreditamos que possa existir um ponto de equilíbrio, entre o produtor de cultura e o consumidor de cultura e evitar atravessadores, como a indústria fonográfica, que agrega valor ao produto e a imensa carga tributária que incide em cima de material cultural.

O Partido Pirata do Brasil defende ainda a inclusão digital, o uso de softwares livres e a construção de políticas públicas de forma efetivamente participativa e colaborativa.

O movimento ainda não é institucionalizado. Mas não estamos esperando o reconhecimento oficial para buscar apoios e difundir nossas propostas, que estão em constante desenvolvimento pelos membros do coletivo, os quais se comunicam através de ferramentas colaborativas e abertas ao público.

O Partido Pirata não se parece em nada com a instituição “Partido” a qual estamos acostumados: burocráticas, hierárquicas e verticalizadas. Atuamos de forma descentralizada e não hierárquica. Essa forma de agir, compartilhando e construindo conjuntamente as propostas, se associa diretamente a nossa própria identidade e à sociedade que queremos construir. Àqueles que buscam modos abertos e transparentes de se fazer política, fica o convite para o ingresso no Partido Pirata.

O Partido Pirata do Brasil tem como princípios fundamentais:

•Os direitos humanos
•O livre acesso ao conhecimento e à cultura
•O livre compartilhamento para fins pessoais não lucrativos e o compartilhamento com regras razoáveis para compartilhamento com fins comerciais;
•A universalização com qualidade dos serviços e políticas públicas - educação, saúde, transporte, cultura, segurança, inclusão digital, participação democrática plena e colaboração;
•A estrutura horizontal - todos as pessoas devem ter a mesma importância no processo decisório, sem discriminação hierárquica;
•Democracia plena - todas as decisões de ocupantes de cargos decisórios (políticos, eletivos ou outros) são tomadas apenas mediante a deliberação de todos os membros do Partido Pirata. Não há autonomia dos administradores, sendo eles apenas representantes;
Todas as decisões do Partido Pirata não podem contrariar os itens anteriores, nem diminuir sua eficácia."

Para conhecer mais sobre as suas ideias e ideais, acesse os site deles Partido Pirata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem essa matéria, mas evitem usar links e escrever palavrões. Obrigado

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...